PUBLICIDADE

Oriente Médio

Assad envia Força Aérea para prevenir avanço rebelde em província natal

10 ago 2013 - 13h55
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Aviões de guerra bombardearam uma aldeia no norte da Síria durante a noite em um aparente esforço do presidente Bashar al-Assad para evitar que rebeldes avancem por comunidades da região, um forte reduto de sua seita alauíta.

As forças de Assad estão na defensiva na província natal de sua família, Latakia, e ganhos recentes dos rebeldes no norte da Síria, incluindo uma base aérea militar capturada na semana passada na província de Aleppo, afrouxaram ainda mais o seu controle sobre o país.

Assad controla grande parte do sul e do centro da Síria, enquanto os insurgentes mantêm áreas no norte, perto da fronteira turca, e ao longo do vale do Eufrates, em direção ao Iraque. O lado nordeste do estado árabe é agora uma região curda cada vez mais autônoma.

Os insurgentes, em sua maioria muçulmanos sunitas, lutam para derrubar Assad, cuja seita minoritária alauíta é uma ramificação do islamismo xiita, em uma guerra civil que eclodiu há dois anos, quando protestos sobretudo pacíficos contra seu governo foram suprimidos com violência.

Mais de 20 pessoas foram mortas nos ataques aéreos sobre a aldeia de Salma, incluindo 10 civis, seis combatentes sírios e quatro combatentes estrangeiros, disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que é contra Assad, no sábado.

Salma é uma vila sunita na cordilheira Akrad Jabal com vista para o Mediterrâneo. Forças rebeldes baseadas em Salma, compostas por brigadas principalmente islâmicas, incluindo dois grupos ligados à Al Qaeda, mataram centenas de pessoas em ofensivas este mês e tomaram vários assentamentos alauítas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade