PUBLICIDADE

Ásia

Yuhana X é eleito o novo patriarca grego ortodoxo de Antioquia e Oriente

17 dez 2012 - 16h25
(atualizado às 17h02)
Compartilhar

O santo sínodo da Igreja greco-ortodoxa elegeu nesta segunda-feira o bispo Yuhanna el Yazigi como novo patriarca de Antioquia e Oriente, sucedendo Ignacio IV, que morreu em 5 de dezembro de um acidente vascula cerebral (AVC).

Após uma reunião a portas fechadas no mosteiro de Nossa Senhora de Balamand, no norte do Líbano, 20 bispos designaram Yuhana X como o 158° patriarca de Antioquia e Oriente

O novo chefe da Igreja greco-ortodoxa declarou após a escolha que se submeterá ao evangelho e pediu aos membros de sua comunidade que "rezem pela igreja de Antioquia para que tenha uma boa imagem que reflita a verdadeira face de Cristo".

"Somos originais destes países, nossa terra faz parte de nós como nós fazemos parte dela", enfatizou.

O novo patriarca, de 57 anos, nasceu na cidade síria de Latakia embora sua família seja originária de Marmarita, um vale com uma maioria cristã mais importante da Síria.

Yuhanna el Yazigi viveu em Latakia, onde estudou na Faculdade de Engenharia da Universidade de Tishrin.

Em 1978, obteve uma licenciatura em teologia ortodoxa no Instituto de Teologia na Universidade de Balamand e em 1983 um doutorado em teologia na Universidade de Tesalónica (Grécia).

Yuhanna fundou uma comunidade monástica e uma escola de formação eclesiástica na Síria e é considerado o pai espiritual do Convento Nossa Senhora de Blumana em Tartus, também nesse país.

Ocupou o posto de bispo de Hosn, em Wadi al Nasara, na Síria, até 2008, quando foi nomeado bispo metropolitano ortodoxo para o oeste e centro da Europa.

Yuhana X substitui Ignacio IV, que morreu há duas semanas aos 91 anos em um hospital em Beirute, no qual foi internado após sofrer um AVC.

Este religioso (cujo nome original era Habib Hazim) nasceu em 1921 no povo sírio de Mhardey, próximo a Hama, no seio de uma família ortodoxa árabe e esteve vinculado com esta Igreja desde criança.

Em 1971, foi nomeado bispo metropolitano ortodoxo na cidade síria de Latakia e em 1979 se transformou em patriarca de Antioquia sob o nome de Ignacio IV.

A Igreja greco-ortodoxa de Antioquia e Oriente foi fundada pela comunidade cristã estabelecida em Antioquia (localizada na atual Turquia) pelos apóstolos Pedro e Pablo, segundo a tradição cristã.

EFE   
Compartilhar
Publicidade