PUBLICIDADE

Ásia

Xi Jinping parte rumo a Rússia e África em sua 1ª viagem como líder chinês

22 mar 2013 - 01h28
(atualizado às 01h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O novo presidente da China, Xi Jinping, partiu nesta sexta-feira de Pequim com destino a Moscou, em sua primeira viagem ao exterior como líder do país asiático, roteiro que inclui escalas na Rússia, Tanzânia, África do Sul e República do Congo.

Acompanham Xi a sua mulher, a célebre cantora Peng Liyuan, além de outras novas autoridades do governo chinês, como o conselheiro de Estado responsável por diplomacia internacional, Yang Jiechi, o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, e o ministro da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento, Xu Shaoshi.

Xi se reunirá com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin; Tanzânia, Jakaya Mrisho Kikwete; África do Sul, Jacob Zuma; e República do Congo, Denis Sassou-Nguesso, além de presidir junto a eles as assinaturas de acordos bilaterais de cooperação econômica. Na Rússia também devem ser firmados grandes contratos energéticos.

Xi também participará da 5ª Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na cidade sul-africana de Durban, nos dias 26 e 27 de março.

A viagem acontece apenas uma semana depois da escolha de Xi como presidente, e é interpretada como uma aposta de Pequim em ter uma maior aproximação de outros países emergentes e nações em desenvolvimento.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade