PUBLICIDADE

Ásia

Xangai desloca 200 mil pessoas antes da chegada de tufão

7 ago 2012 - 06h57
(atualizado às 07h18)
Compartilhar

A cidade de Xangai, na China, deslocou preventivamente 200 mil de seus mais de 23 milhões de habitantes diante da chegada do tufão "Haikui", que poderá ser o primeiro capaz de afetar consideravelmente a capital econômica do país desde 2005, segundo informou nesta terça-feira a imprensa local.

"Xangai se livrou de dúzias de tufões nos últimos anos, mas esse poderá ser o primeiro a representar um desafio real desde 2005", alertou o vice-prefeito de Gestão e Planejamento Urbano, Shen Jun, segundo o diário oficial Shanghai Daily.

"Deve ser feito qualquer esforço possível para minimizar sua potencial influência", explicou Shen, cuja cidade não sofre os efeitos diretos de um tufão desde a passagem do "Matsa", que em agosto de 2005 vitimou 25 pessoas em todo o país, sete delas em Xangai.

A cidade está várias centenas de quilômetros ao norte de um corredor natural de tempestades e tufões, de modo que não costuma ser atingida durante a época de chuvas no sudeste da China.

Desta vez, no entanto, a cidade poderá ter de fazer frente à passagem direta do "Haikui", que ontem passou da condição de tempestade tropical à de tufão quando estava a 580 quilômetros do litoral de Xangai e se aproximava a 15 km/h da costa da vizinha província de Zhejiang.

O tufão deverá chegar às proximidades da cidade de Taizhou, nessa província, entre a noite desta terça-feira e a manhã seguinte, desde onde deverá avançar até Xangai.

No entanto, "ainda há alguma incerteza sobre sua rota", pelo que ainda "é difícil estimar a influência que terá na cidade", o coração econômico e comercial do gigante asiático, assinalou o subdiretor do Observatório Central do Escritório de Meteorologia de Xangai, Yao Jianqun.

Por enquanto, 205 navios na cidade receberam a ordem de retornar ao porto mercante mais movimentado do mundo, o de águas profundas de Yangshan, perante a previsão de ondas entre seis e nove metros hoje na zona.

EFE   
Compartilhar
Publicidade