PUBLICIDADE

Ásia

Vulcão Sinabung deixa mais de 25 mil evacuados na Indonésia

12 jan 2014 - 04h49
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 25 mil pessoas tiveram que ser evacuadas na ilha de Sumatra, ao oeste da Indonésia, por causa do vulcão Sinabung, que voltou a entrar em erupção, informaram hoje fontes oficiais.

O vulcão expulsou lava, rochas e colunas de cinza de cinco quilômetros de altura em várias erupções, informou em comunicado o porta-voz do Conselho Nacional para Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

A erupção elevou para 25.516 o número de pessoas hospedadas em 38 centros de evacuação após fugirem dos arredores do monte Sinabung, onde várias casas sofreram danos por causa de deslizamentos de terra provocados pelos tremores e pelas chuvas.

As autoridades ampliaram na semana passada de 5 para 7 quilômetros a área de emergência em torno ao vulcão, que se encontra desde o dia 24 de novembro no nível de alerta 4, o mais elevado.

O vulcão Sinabung, que entrou em erupção em agosto de 2010 pela primeira vez em 400 anos, se mostra ativo desde o mês de setembro do ano passado.

A Indonésia fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, e abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão qualificados como perigosos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade