PUBLICIDADE

Ásia

Vulcão Sakurajima registra erupção de grande magnitude no Japão

5 fev 2016 - 09h52
Compartilhar
Exibir comentários

O monte Sakurajima, situado no sudoeste do Japão, registrou nesta sexta-feira uma erupção de grande magnitude, segundo informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA), que recomendou não se aproximar das proximidades do vulcão.

A explosão vulcânica gerou uma coluna de fumaça de 2.200 metros de altura e fluxo de magma, e por enquanto não causou danos materiais nas localidades mais próximas, informou a emissora estatal "NHK".

A erupção aconteceu às 18h56 (horário local, 7h56 em Brasília) nesta montanha de 1.117 metros de altura situada em uma península de origem vulcânica em frente à cidade litorânea de Kagoshima (ilha de Kyushu).

A Agência Meteorológica do Japão declarou o terceiro nível de alerta (de um total de 5) na área próxima ao vulcão, o que inclui a recomendação de não se aproximar das proximidades do monte, segundo informou em seu site.

Em agosto passado, este vulcão registrou várias erupções de baixa magnitude que levaram as autoridades locais a evacuar a população de dois pequenos municípios muito próximos a Sakurajima.

O vulcão fica a cerca de 50 quilômetros da usina nuclear de Sendai, que foi reativada no dia 11 de agosto após dois anos de blecaute nuclear no Japão, motivado pelo acidente causado na central de Fukushima após o terremoto e tsunami que arrasou o nordeste do país em março de 2011.

A Kyushu Electric Power, operadora da central, descartou que uma erupção em grande escala possa afetar o funcionamento normal da unidade.

O Japão fica no denominado anel de fogo do Pacífico e conta em seu território com 110 vulcões ativos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade