PUBLICIDADE

Ásia

Vulcão Merapi entra em nova erupção; presidente visita região

3 nov 2010 - 08h11
(atualizado às 09h47)
Compartilhar

O vulcão Merapi, na ilha de Java, entrou novamente em forte erupção nesta quarta-feira, mesmo dia em que o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, visitou a região para supervisionar a situação e pedir paciência aos milhares de evacuados.

O vulcão do monte Merapi, na Indonésia, entra em erupção novamente, elevando o alerta nas regiões próximas
O vulcão do monte Merapi, na Indonésia, entra em erupção novamente, elevando o alerta nas regiões próximas
Foto: Reuters

A erupção liberou grandes quantidades de gases e cinzas tórridos que chegaram até centenas de metros de altura.

A Agência de Vulcanologia elevou de 10 km para 15 km o perímetro de segurança em torno da montanha, enquanto o Ministério de Transportes informou às diversas companhias aéreas sobre o perigo de voar perto do vulcão.

Segundo os vulcanólogos, esta explosão, a segunda do dia, foi a mais potente de todas as registradas desde que iniciaram as erupções, no último dia 26, nas quais morreram mais de 38 pessoas.

O indonésio Subandriyo, do Centro de Controle de Desastres Geológicos e Vulcanológicos, advertiu que a atividade do vulcão pode se prolongar por meses, mas isso não quer dizer que haverá mais mortos do que os atuais 38, caso a população respeite o raio de segurança estabelecido pelas autoridades ao redor do Merapi.

De manhã, o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, visitou parte das 70 mil pessoas evacuadas pelas erupções e lhes prometeu ajuda para reconstruir suas casas. Ele assinalou, no entanto, que a prioridade era a segurança e os mantimentos nos abrigos onde estão os deslocados.

A Indonésia se localiza no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica, onde pelo menos 129 dos mais de 400 vulcões estão ativos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade