PUBLICIDADE

Ásia

Vulcão Bulusan aumenta atividade no leste das Filipinas

22 fev 2011 - 01h11
(atualizado às 01h49)
Compartilhar

A atividade do vulcão Bulusan, no leste das Filipinas, aumentou nas últimas 24 horas, enquanto as autoridades mantêm o nível de alerta e o perímetro de segurança ao redor da cratera, informaram fontes oficiais nesta terça-feira.

O monte registrou 16 pequenas explosões em seu interior desde a manhã da segunda-feira, quando expeliu uma coluna de cinza e vapor de 3 km de altura que cobriu de pó várias aldeias próximas. Centenas de pessoas abandonaram suas casas após escutarem a primeira explosão, que se prolongou por 19 minutos e foi acompanhada por outro estrondo menor.

Os tremores puderam ser ouvidos a 10 km de distância de Bulusan, situada na província de Sorsogon, 250 km ao sudeste de Manila. O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Philvolcs) insiste que, por enquanto, o magma não saiu do cone do vulcão, pelo que tecnicamente não ocorreu uma erupção.

O rio de cinza incandescente chegou na manhã desta terça-feira a quatro povoados de camponeses nas redondezas do monte. As aldeias já haviam sido evacuadas pelo Exército, que tirou de seus lares quase mil moradores, ainda que o governo não tenha emitido a ordem oficial de evacuação.

Já a Phivolcs pediu à população que respeite o perímetro de segurança de 4 km em torno da cratera pelo risco de explosões repentinas de cinza e fumaça tóxica e que evite rios e vales devido ao risco de deslizamentos de terra. Também advertiu aos pilotos de aviões que evitem sobrevoar o Bulusan, que entrou em erupção pela última vez em 2006, sem deixar vítimas.

As Filipinas estão sobre a zona de intensa atividade sísmica e vulcânica do "Anel de Fogo do Pacífico" e têm até 23 vulcões ativos.

Vulcão Tungurahua expele lava no Equador
Vulcão Tungurahua expele lava no Equador
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade