PUBLICIDADE

Ásia

Violência religiosa pelas vacas faz a terceira vítima mortal na Índia

18 out 2015 - 19h11
Compartilhar
Exibir comentários

A violência religiosa relacionada com as vacas, animal sagrado para o hinduísmo, fez neste domingo sua terceira vítima mortal em duas semanas na Índia.

"Zahid, o motorista contra quem atiraram bombas em Udhampur em nome dos protestos contra a carne de vaca, morreu nesta manhã em Délhi", escreveu em sua conta no Twitter Omar Abdullah, ex-chefe do governo regional da Caxemira indiana, onde ocorreu o ataque.

O motorista foi atacado enquanto dormia em seu caminhão no distrito de Udhampur durante protestos de grupos de radicais hindus após encontrar os corpos de três vacas na zona.

Zahid sofreu queimaduras em 60% do corpo e foi internado em um hospital de Nova Délhi.

Após a revelação da morte do motorista, explodiram distúrbios na cidade da vítima no distrito de Anantnag com enfrentamentos entre a polícia e manifestantes.

A tensão em torno deste assunto está presente na Caxemira indiana desde que em 10 de setembro um tribunal suspendeu a proibição do consumo de bovino na única região muçulmana do país, decisão derrogada na sexta-feira pelo Tribunal Superior do estado.

Outras duas pessoas morreram nas últimas duas semanas em incidentes relacionados com vacas em outras zonas do país asiático.

No final de setembro, um grupo de hindus linchou um muçulmano e deixou em estado crítico um de seus filhos por supostamente ter carne de vaca em sua casa e na sexta-feira passada outro muçulmano faleceu após ser atingido por radicais perante as suspeitas que traficava vacas no estado de Himachal Pradesh.

Estes fatos causaram uma grande comoção em um país onde os hindus representam 79,8% dos cerca de 1,2 bilhão de indianos e para os quais a vaca é um animal sagrado, enquanto os muçulmanos conformam 14,2% da população.

O primeiro-ministro da Índia, o nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), Narendra Modi, qualificou nesta semana de "triste" e "indesejável" o linchamento daquele homem por supostamente ter carne de vaca.

No entanto, membros do BJP pediram reiteradamente que sejam endurecidas as leis contra o sacrifício de vacas e inclusive que seja proíbido em todo o país, e um parlamentar dessa formação pediu uma lei que estabeleça a pena de morte para os que matam estes animais.

Na maior parte da Índia está proibido o consumo de carne de vaca, e sob o governo nacionalista hindu do partido BJP de Modi nos últimos meses, se endureceu a aplicação destas normas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade