PUBLICIDADE

Ásia

Vinte insurgentes são mortos em ofensiva militar no Paquistão

4 jan 2013 - 08h40
Compartilhar

Pelo menos 20 supostos insurgentes morreram nesta sexta-feira durante uma ofensiva armada das forças de segurança paquistanesas na região tribal de Khyber, na fronteira com o Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte militar.

A fonte acrescentou que a aviação militar paquistanesa bombardeou vários esconderijos dos fundamentalistas situados no vale de Tirah da região e precisou que outros 14 insurgentes ficaram feridos no operacional.

Khyber é uma das sete regiões que conformam o cinto tribal do Paquistão, um território que nunca esteve sob completo domínio do Estado e que serve de refúgio a facções talibãs, organizações criminosas e militantes da Al Qaeda.

A região tem uma grande importância estratégica pois abriga a principal passagem terrestre para o Afeganistão, utilizada, por exemplo, pela maioria dos veículos que transportam provisões à Otan no país vizinho.

O Exército paquistanês e o corpo paramilitar da guarda de fronteiras realizaram vários ataques contra a insurgência nessa região durante os últimos anos.

A ação de hoje acontece depois que ontem em outra região tribal paquistanesa morreu um conhecido líder talibã, o mulá Nazir, em um ataque com mísseis de um avião não-tripulado ("drone") dos EUA.

Nazir, cujos milicianos dominavam grande parte do distrito do Waziristão do Sul e concentravam seus esforços em atacar as tropas aliadas no Afeganistão, tinha, segundo vários analistas, um pacto de não agressão com o exército do Paquistão.

A fonte militar consultada pela Efe disse que a morte do líder talibã não deveria representar um aumento substancial das hostilidades, apesar das ações dos "drones" terem a princípio o consentimento tácito de Islamabad.

EFE   
Compartilhar
Publicidade