atualizado às 13h54

Vazamento de água radioativa na usina de Fukushima

 

Cerca de 8,5 toneladas de água radioativa vazaram de um reator na danificada usina nuclear do Japão, Fukushima Daiichi, mas não escoaram para fora do prédio do reator, informou a Kyodo News nesta quarta-feira, citando o operador da usina.

A Tokyo Electric Power Co. disse que o vazamento aconteceu no reator No. 4 depois que um cano ligado ao reator se desprendeu, relatou a agência de notícias.

O vazamento foi descoberto na terça-feira à noite e foi interrompido logo depois.

A usina de Fukushima Daiichi foi danificada por fusões nucleares e explosões causadas pelo terremoto e tsunami de março do ano passado.

A radiação se espalhou por uma grande área e chegou aos oceanos, ao ar e a cadeia de alimentos nas semanas e meses depois do desastre.

Milhares de pessoas saíram de suas casas em uma grande área ao redor da usina e uma parte dessa região continua muito poluída, com lentos processos de limpeza em meio a alertas de que algumas cidades podem ficar inabitáveis por três décadas.

AFP AFP - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização.