PUBLICIDADE

Ásia

Vai a 54 o nº de mortos por passagem de tufão nas Filipinas

Maioria das mortes ocorreu na região de Calabarzon, no norte do país

18 jul 2014 - 05h54
(atualizado às 05h57)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Moradores &agrave; beira-mar ap&oacute;s a passagem do tuf&atilde;o Rammasun, no litoral da cidade de Ros&aacute;rio, ao sul de Manila</p>
Moradores à beira-mar após a passagem do tufão Rammasun, no litoral da cidade de Rosário, ao sul de Manila
Foto: Erik De Castro / Reuters

O Conselho de Gestão e Redução do Risco de Desastres das Filipinas elevou nesta sexta-feira para 54 o número de mortos após a passagem do tufão Rammasun, que atingiu a metade norte do arquipélago, onde três pessoas continuam desaparecidas e mais de 100 ficaram feridas. O órgão informou em seu último comunicado que a maioria das mortes ocorreu na região de Calabarzon, no norte do país.

O tufão também deixou grandes prejuízos materiais e pelo menos 19 estradas e três pontes continuam interditadas pelos efeitos da tempestade. O Rammasun causou danos nas infraestruturas de aproximadamente 867 milhões de pesos (US$ 19 milhões) e de 2,7 bilhões de pesos (US$ 61 milhões) na agricultura.

As autoridades declararam o estado de calamidade em 10 regiões distintas, o que permite ao governo controlar os preços dos produtos e serviços de necessidade básica, além de conceder empréstimos sem juros, entre outras medidas.

Por sua vez, a companhia elétrica Meralco disse que prevê o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica em toda a capital Manila na noite de hoje, assim que forem concluídos os reparos na rede de distribuição que deixaram a cerca de 5 milhões de lares sem luz.

O Rammasun, chamado de Glenda pelas autoridades das Filipinas, chegou ao país enquanto a população ainda se recuperava dos danos causados por outro tufão, o Haiyan, que em novembro do ano passado causou 6,3 mortes e deixou mais de mil desaparecidos, além de aproximadamente 28,7 mil feridos.

O tufão deixou o arquipélago ao meio-dia da última quarta-feira e se dirige rumo ao norte do Vietnã, onde sua chegada está prevista para amanhã. A temporada de tufões nas Filipinas, que começa geralmente em junho e termina em novembro, atrai entre 15 e 20 ciclones ao país todos os anos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade