PUBLICIDADE

Ásia

Usinas nucleares do Japão são fechadas em segurança

11 mar 2011 - 08h20
(atualizado às 10h18)
Compartilhar

As quatro usinas nucleares japonesas situadas perto da área atingida pelo terremoto de 8,9 graus de magnitude que atingiu o nordeste do país nesta sexta-feira foram fechadas em segurança, informou a Agência Internacional de Energia Atômica.

Carros e outros destroços arrastados pelas ondas do tsunami são vistos em Kesennuma, na Província de Miyagi
Carros e outros destroços arrastados pelas ondas do tsunami são vistos em Kesennuma, na Província de Miyagi
Foto: AP

A Aiea, entidade da ONU para a fiscalização de energia nuclear, sediada em Viena, disse que estava buscando mais informações sobre que países e instalações nucleares poderiam estar em risco pelo tsunami provocado pelo terremoto.

"As quatro usinas nucleares do Japão mais próximas ao local do tremor foram fechadas em segurança", disse a agência em comunicado, acrescentando que estava agindo em conjunto com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para obter mais detalhes da situação.

"A agência ofereceu seus serviços ao Japão, caso o país peça assistência", acrescenta o comunicado.

Segundo a mídia japonesa, o governo decidiu declarar uma situação de emergência para a energia nuclear, que ocorre quando há confirmação de vazamentos radioativos de uma usina nuclear ou a danificação do sistema de resfriamento de um reator.

A agência de notícias Kyodo disse que um incêndio ocorreu na usina nuclear Onagawa, da Tohoku Electric Power Company, no nordeste do Japão após o terremoto.

Em outro incidente, a província de Fukushima, local de uma usina nuclear da Tokyo Electric Power, disse nesta sexta-feira que o sistema de resfriamento do reator estava funcionando, negando uma informação anterior de que a instalação teve problemas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade