PUBLICIDADE

Ásia

UE parabeniza reunião entre Coreias e encoraja diálogos de paz

20 ago 2013 - 05h58
(atualizado às 06h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, parabenizou nesta terça-feira a reunião que as Coreias do Sul e do Norte realizarão no próximo dia 23 de agosto, e pediu para ambas as partes manterem o diálogo e a cooperação em busca da segurança e da paz na península coreana.

"A alta representante celebra o recente desenvolvimento positivo no diálogo interno coreano, especialmente o acordo para reabrir o complexo industrial conjunto em Kaeson e o de retomada das reuniões familiares", indicou seu porta-voz em comunicado.

Ashton se mostrou satisfeita que estes contatos parecem estar dando frutos, e considera que "honrar os compromissos bilaterais e multilaterais do passado é uma boa maneira de promover a confiança e a construção da paz".

Além disso, a chefe da diplomacia da UE encorajou ambas as partes a "continuar o diálogo e a cooperação para construir confiança e melhorar a paz e a segurança na península coreana".

No último domingo, o regime norte-coreano aceitou a oferta das autoridades do Sul para se reunir e abordar assuntos como as reuniões de famílias divididas pela Guerra da Coreia (1950-1953), que não são realizadas desde 2010 devido à piora das relações entre os dois países.

Essa aproximação ocorreu depois que as duas Coreias alcançassem um histórico acordo para reabrir o complexo industrial conjunto de Kaesong, que estava fechado há mais de quatro meses depois que o regime norte-coreano retirasse seus operários do complexo.

O regime norte-coreano realizou uma série de intimidações entre março e abril em protesto pelas sanções adicionais impostas pela ONU após seu teste nuclear de fevereiro e pelos exercícios militares conjuntos de Seul e Washington realizados em território sul-coreano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade