PUBLICIDADE

Ásia

Tufão Neoguri chega ao Japão e atinge ilhas do sul do país

Um homem morreu e quase 600 mil pessoas foram evacuadas; os centros comerciais e as escolas fecharam as portas, e todos os voos na região foram cancelados

8 jul 2014 - 09h18
(atualizado às 14h16)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Uma mulher segurando um guarda-chuva anda contra os fortes ventos trazidos pelo tufão Neoguri em uma rua de Naha, em Okinawa, em 8 de julho</p>
Uma mulher segurando um guarda-chuva anda contra os fortes ventos trazidos pelo tufão Neoguri em uma rua de Naha, em Okinawa, em 8 de julho
Foto: Kyodo / Reuters

O tufão Neoguri atingiu nesta terça-feira, com fortes ventos e chuvas, as ilhas do município de Okinawa, no sul do Japão. Um homem morreu e as autoridades recomendaram a evacuação de quase 600 mil pessoas, informaram a emissora pública NHK e o governo local.

Segundo os últimos dados da prefeitura de Okinawa, as autoridades pediram a mais de 592 mil pessoas de 15 cidades que vão para o refúgio municipal mais próximo.

Um pescador morreu, depois que sua embarcação foi afundada pelas altas ondas, informou a NHK. Pelo menos outras 19 pessoas ficaram feridas por culpa do tufão, embora nenhuma gravemente.

Todos os colégios da cidade, conhecida por seus atrativos turísticos, permaneceram fechados hoje, assim como a maioria das lojas como medida de precaução diante do maior tufão em décadas nesta época do ano.

As áreas mais afetadas pelas chuvas (que derramaram cerca de 60 milímetros por hora) pelos fortes ventos e pela violenta ressaca são as ilhas de Miyako e Kume, o arquipélago de Kerama e a região austral e central da ilha principal de Okinawa, regiões onde a agência meteorológica japonesa mantém o alerta roxo, o mais alto em desastres meteorológicos.

<p>Uma casa de madeira em Naha, Okinawa, desabou devido aos fortes ventos causados pelo tufão Neoguri, em 08 de julho</p>
Uma casa de madeira em Naha, Okinawa, desabou devido aos fortes ventos causados pelo tufão Neoguri, em 08 de julho
Foto: Kyodo / Reuters

As imagens da emissora mostraram ruas e estradas desertas na ilha principal da região, onde o vendaval destruiu estruturas antigas, como uma cafeteria na cidade de Naha que veio abaixo, sem deixar nenhum ferido.

Neoguri também atirou centenas de árvores, além de caixas d'água e postes da luz.

Por enquanto, a companhia elétrica Okinawa Electric Power informou que aproximadamente 95.700 casas estão sem fornecimento elétrico na região, onde vive1,4 milhão de pessoas.

Todos os voos que previam aterrissar ou decolar hoje na região foram cancelados, e nenhum serviço de transporte marítimo funcionará nem trabalharão os navios pesqueiros.

As autoridades locais preveem que os aeroportos não possam retomar a normalidade até a tarde de amanhã, já que os piores efeitos do tufão ainda se notarão durante a noite de hoje e primeira hora do dia seguinte.

Neoguri, o oitavo tufão da temporada no Pacífico, estava, às 18h locais (6h de Brasília), a cerca de 170 quilômetros a noroeste da ilha de Kumejima e formava ventos com uma velocidade máxima de 215 km/h, segundo a Agência Meteorológica do Japão, que o classifica como "muito forte".

A frente se desloca pelo Mar da China Oriental em direção ao norte a uma velocidade de cerca de 30 km/h e espera-se que vire para o nordeste e alcance a ilha de Kyushu, a terceira maior do Japão, na quinta-feira.

O arquipélago de Amami, no município de Kagoshima (sul de Kyushu), já começou a ter fortes chuvas e rajadas de vento.

Tornados e furacões Tornados e furacões

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade