PUBLICIDADE

Ásia

Tufão 'Melor' deve chegar ao Japão com ventos de 162 km/h

7 out 2009 - 05h29
(atualizado às 06h01)
Compartilhar

Um forte tufão com ventos de até 162 km/h se dirige rumo à zona do sudoeste do Japão e se espera que chegue ao arquipélago japonês em algum momento de quinta-feira, informou nesta quarta a imprensa local.

Tufão com ventos de até 162 km/h se dirige ao país
Tufão com ventos de até 162 km/h se dirige ao país
Foto: AP

O tufão Melor se encontrava às 12h horas local (meia-noite de Brasília) a 200 km ao sul da ilha de Tanegashima, próximo do arquipélago meridional de Okinawa, viajando em uma velocidade de 30 km/h e em direção nordeste, segundo a rede de televisão NHK.

Até o momento foram cancelados 148 voos com saída ou chegada às ilhas Kyushu e Okinawa, onde se prevê que o tufão chegue primeiro. Uma porta-voz do Serviço Meteorológico do Japão explicou que o tufão é "muito forte" e que se espera que quando chegue a terra alcance uma pressão de 950 hectopascais (hPa), pelo que seria o mais forte desde julho de 2007.

Os efeitos de Melor, que poderá afetar grande parte do território do Japão nesta quinta, já são nortados. Durante o dia as chuvas caíram com força em Tóquio e se espera que aumentem as precipitações nesta noite no sul do país e na costa do Pacífico.

Em Kyushu, 10 mil casas já ficaram sem eletricidade, assim como em Honshu, onde se encontra Tóquio. Em Okinawa, a zona mais meridional do Japão, cinco casas ficaram danificadas e outras 700 casas não tinham eletricidade.

Este é o 18º tufão da temporada no Japão, embora possa ser o primeiro em dois anos a chegar na terra. Em 2008, o núcleo das tempestades tropicais ficou no litoral, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

Em agosto passado, o tufão Etau castigou a costa oeste de Hyogo (sul do Japão). Não chegou no território, mas causou mais de 20 mortes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade