PUBLICIDADE

Ásia

Tufão Koppu deixa 13 mortos e 280 mil afetados nas Filipinas

19 out 2015 - 12h14
Compartilhar
Exibir comentários

O tufão Koppu causou pelo menos 13 mortes e deixou 280 mil afetados no norte das Filipinas, onde as fortes precipitações continuam a causar grandes inundações, que alagaram povoações inteiras e deixaram extensas áreas isoladas.

O Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres das Filipinas anunciou hoje que pelo menos três pessoas morreram, cinco ficaram feridas e outra está desaparecida.

A essas três vítimas mortais se somam a morte de sete pessoas que naufragaram em uma embarcação no litoral de Iloilo, na região de Visayas, por causa dos fortes ventos e das ondas gigantes, acrescentou a guarda costeira.

Ontem outras duas pessoas morreram afogadas na cidade de Palayan, e outra após o bote em que viajava virar.

Em seu último relatório de hoje, o Conselho de Desastres indicou que 283 mil pessoas foram afetadas por Koppu, que se debilita progressivamente mas continua a castigar o o extremo norte filipino com contínuas precipitações e ventos constantes de 105 km/h.

As unidades de ajuda em desastres estão atendendo 70 mil pessoas em 370 centros de evacuação, e as equipes de resgate continuam a monitorar e auxiliar pessoas isoladas pelas inundações.

Foram registradas 72 inundações nas províncias pelas quais Koppu passou. Ele deve deixar o território filipino amanhã ou quarta-feira.

A Cruz Vermelha das Filipinas começou hoje a pedir nas redes sociais apoio de mais voluntários.

O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, viajou hoje para a província de Nova Écija para visitar um dos centros de evacuação e participar da distribuição de alimentos às vítimas.

O Ministério de Bem-estar Social e Desenvolvimento pediu que as pessoas não voltem para suas casas até a agência meteorológica indicar que é seguro.

"Pedimos as pessoas que não voltem para seus lares até receberem o aviso oficial, porque embora já não esteja chovendo mais em algumas áreas, pode chegar mais água das montanhas e causar mais enchentes e inundações", declarou a vice-ministra Vilma Cabrera.

A tempestade deixou 36 estradas e 18 pontes intransitáveis e três cidades e 65 municípios sem energia elétrica. Foram cancelados 48 voos nacionais e internacionais.

Entre 15 e 20 tufões passam todos os anos pelas Filipinas durante a temporada chuvosa, que começa em junho e termina em novembro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade