PUBLICIDADE

Ásia

Tufão Haiyan atinge Filipinas com rajadas de 275 km/h

7 nov 2013 - 21h39
(atualizado em 8/11/2013 às 09h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem capturada pelo satélite Suomi NPP mostra em detalhes o olho do super tufão Haiyan, que atinge as Filipinas</p>
Imagem capturada pelo satélite Suomi NPP mostra em detalhes o olho do super tufão Haiyan, que atinge as Filipinas
Foto: NOAA / Divulgação

O tufão Haiyan, apontado como o mais violento do ano, atingiu as Filipinas na manhã desta sexta-feira (horário local), com rajadas de vento de até 275 km/h, informou o serviço meteorológico do país.

Haiyan está sobre a ilha de Samar, 600 quilômetros a sudeste de Manila, após tocar a terra na cidade costeira de Guiuan, às 4h40, (18h40 de Brasília), disse à AFP o meteorologista Romeo Cajulis. O tufão se desloca em direção noroeste a uma velocidade de 39 km/h, segundo a mesma fonte.

O presidente filipino, Benigno Aquino, advertiu a população para que mantenha o máximo de prudência diante do violento tufão. "Nossa população enfrenta um sério risco, mas podemos reduzir as consequências se nos ajudarmos mutuamente. Fiquem calmos, nós forneceremos os produtos de primeira necessidade e abrigos seguros."

Aquino advertiu que certas zonas expostas a uma frente de 600 km do tufão sofrerão graves inundações e ventos devastadores, e que as regiões costeiras enfrentarão ondas de até seis metros de altura.

Ao menos 125 mil pessoas foram retiradas das zonas mais vulneráveis ao tufão, informou a Defesa Civil. As escolas foram fechadas, os serviços ferroviários, suspensos, e os pescadores estão proibidos de sair com suas embarcações.

Haiyan não deve atingir Manila diretamente, mas a capital filipina sentirá os efeitos do tufão e as autoridades já determinaram o fechamento das escolas. Philippine Airlines, Cebu Pacific e outras companhias aéreas que operam na região cancelaram centenas de voos, a maior parte domésticos.

Até o momento não há informação sobre vítimas.

&amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/furacoes/&amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/furacoes/&amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;gt;Furac&amp;amp;amp;otilde;es mais devastadores desde 2000&amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;gt;
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade