PUBLICIDADE

Ásia

Tufão Goni deixa 20 feridos e cancela 300 voos no Japão

25 ago 2015 - 01h20
(atualizado às 08h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O Tufão Goni, que deixou 20 feridos entre ontem e hoje (25) durante sua passagem pelo sudoeste do Japão, levou ao cancelamento de 300 voos, causou interrupções nos trens de alta velocidade e cortes no fornecimento de energia elétrica. Às 11h45 (hora local), o tufão estava a aproximadamente 200 km ao norte de Fukuoka, na Ilha Meridional de Kyushu, movendo-se em direção ao nordeste, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Tufão Goni causa destruição em sua passagem pelo Japão.
Tufão Goni causa destruição em sua passagem pelo Japão.
Foto: Getty Images

O Goni, décimo quinto tufão de 2015 no Pacífico, com intensidade considerada “forte” em sua passagem pelo Japão, ainda faz com que se mantenha o nível de alerta em grande parte das regiões Sul e Oeste do país devido ao risco de forte chuva, inundações, deslizamentos de terra e ventos de até 180 km por hora.

A tempestade deixou temporariamente sem luz 470 mil habitações na região de Kyushu, segundo dados da companhia elétrica, tendo as autoridades locais recomendado a retirada de milhares de moradores.

Cerca de 300 voos foram cancelados no sudoeste, a maioria com partida ou chegada em Kyushu, enquanto grande parte dos trens de alta velocidade (Shinkansen) e das linhas locais que ligam a região a outras áreas do país sofreu atrasos ou interrupções.

Além disso, cerca de 20 pessoas ficaram feridas, segundo a agência de notícias Kyodo. A JMA prevê que o Goni provoque chuva e vento forte durante o dia de hoje na região de Chugoku, no Oeste, antes de deixar o arquipélago.

Tufão Goni provocou ventos de até 180 km por hora no Japão.
Tufão Goni provocou ventos de até 180 km por hora no Japão.
Foto: Getty Images

Filipinas

Pelo menos 21 pessoas morreram e outras 15 estão desaparecidas após a passagem do tufão Goni pelo extremo norte das Filipinas, onde os fortes ventos e fortes precipitações causaram vários deslizamentos de terra, inundações e enchentes.

A tempestade, que chegou ao norte das Filipinas na sexta-feira passada com ventos de até 170 km/h e deixou o território do país na noite do domingo, deixou além disso 23 feridos e afetou mais de 102 mil pessoas, segundo o último relatório do Conselho de Gestão e Redução de Risco de Desastres do país.

Goni, chamado Ineng pelas autoridades locais, danificou mais de 1.600 residências nas ilhas de Batanes e na região norte de Luzon, das quais mais de cem ficaram completamente destruídas.

No total, os deslizamentos de terra e as inundações causadas pelo tufão bloquearam mais de 75 estradas, embora a metade delas já estejam transitáveis graças à intervenção das equipes de resgate enviadas para a região.

Mulher aplica 'chave de perna' em namorado para evitar briga no PA:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade