PUBLICIDADE

Ásia

Tufão e vulcão representam dupla ameaça para Filipinas

8 mai 2015 - 10h11
Compartilhar
Exibir comentários

As Filipinas se preparavam para remover moradores ao longo da costa nordeste em razão da aproximação de um tufão e também a população de uma área perto de um vulcão que está fazendo um barulho estrondoso e expelindo vapor e cinzas em uma província central, disseram autoridades nesta sexta-feira.

Pela manhã o tufão Noul estava a cerca de 480 quilômetros a nordeste da cidade de Borongan, na província de Samar Oriental, com rajadas de vento de até 185 km/h, e a previsão era que tocasse terra firme como uma tempestade de categoria 4 no fim de semana.

Milhares de passageiros ficaram retidos em portos no centro e leste das Filipinas Central, depois que as autoridades interromperam a saída de embarcações por causa do mar agitado.

A previsão é que o tufão, o quarto a atingir o país do Sudeste Asiático este ano, provoque chuvas intensas quando tocar a terra firme no nordeste do país, segundo o serviço meteorológico. Depois, deve perder força à medida que se dirige a nordeste, em direção à ilha japonesa de Okinawa, onde chegará provavelmente na terça-feira.

Autoridades advertiram que a chuva pesada do tufão poderia causar fluxos de lama e detritos –chamados de lahar–, ao redor do Monte Bulusan, um vulcão que vem emitindo cinzas esta semana. "Pode haver fluxo de lahar e deslizamentos de terra que poderiam varrer casas na área, se houver chuva forte ... esse é o perigo", afirmou Esperanza Cayanan, chefe de uma divisão no serviço meteorológico, em entrevista na agência nacional de desastres.

Fritzie Michelena, um funcionário do setor de emergências em Irosin, na província central de Sorsogon, onde o vulcão está situado, disse que o município está se preparando para remover os moradores. "Vamos fazer remoções preventivas porque pode ser difícil levar as pessoas para fora se não fizermos isso mais tarde", declarou à rede de notícias ANC.

(Reportagem de Rosemarie Francisco e Ira Cruz)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade