PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Tropas chinesas se retiram do território indiano após 20 dias de tensão

6 mai 2013 - 09h49
(atualizado às 09h57)
Compartilhar

O governo indiano afirmou nesta segunda-feira que a crise entre a Índia e China terminou com a retirada das tropas chinesas da região indiana de Ladakh, 20 dias depois que instalaram um acampamento no local.

"O status quo ao longo da Linha de Controle Atual do setor ocidental da fronteira indochinesa voltou ao estado anterior ao de 15 de abril de 2013", afirmou o porta-voz do Ministério indiano das Relações Exteriores, Syed Akbarudín, através do Twitter.

A retirada das tropas chinesas foi completada no fim da tarde de ontem, de acordo com uma fonte da Assessoria indiana de Segurança Nacional, citada hoje pelo canal de televisão local "NDTV".

Durante a crise, comandantes militares dos dois países se reuniram em quatro ocasiões, a última delas no fim de semana passado, para resolver a situação, de acordo com a agência indiana "PTI".

Segundo o governo indiano, em meados de abril 30 soldados chineses penetraram 19 quilômetros em seu território e instalaram um acampamento no vale de Depsang da região de Ladakh, no estado de Jammu e Caxemira.

A Índia reagiu a essa incursão em seu território com o envio de tropas a 500 metros do acampamento chinês, a 5.124 quilômetros de altitude.

O governo chinês negou as acusações a princípio, no entanto mais tarde afirmou que o exército indiano deveria desarmar os búnqueres construídos em duas áreas da LCA para se retirar, divulga a "PTI", mas a informação não foi confirmada.

O ministro das Relações Exteriores da Índia, Salmán Khurshid, visitará a China em 9 de maio como estava previsto, pouco antes da visita oficial à Índia do novo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, dia 20 desse mesmo mês, segundo fontes oficiais.

Kursheed havia afirmado que as crises territoriais ocorrem porque os dois países têm uma percepção diferente de sua fronteira comum, já que não existe demarcação da LCA, que separa os territórios dos dois países desde 1947.

Índia e China compartilham 4 mil quilômetros de fronteira ao longo da qual mantêm litígios territoriais.

A China reivindica parte do estado nordeste indiano de Arunachal Pradesh, enquanto a Índia reivindica a área de Aksai Chin, na Caxemira e sob controle chinês.

As violações fronteiriças são comuns nesta zona e segundo a Índia os chineses cometeram 600 "transgressões" desde 2010.

Ambos os países, que são as duas potências militares do continente asiático, mantiveram 15 rodadas de negociações fronteiriças sem sucesso, e em 1962 se enfrentaram em uma breve guerra da região limítrofe, que a China venceu.

EFE   
Compartilhar
Publicidade