PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Autoridades: Japão segue "comprometido com energia nuclear"

8 mai 2011 - 12h14
(atualizado às 12h48)
Compartilhar

Autoridades japonesas declararam neste domingo que continuam comprometidas com a energia nuclear, mesmo depois de o primeiro-ministro do país ter pedido o fechamento de uma instalação no país. No entanto, segundo o governo, o objetivo de obter metade da eletricidade do Japão da energia nuclear por volta de 2030 precisa ser reavaliado.

O premiê Naoto Kan pediu o fechamento de uma usina na região central do Japão por causa, segundo ele, do risco de um novo terremoto. Em março, um terremoto e tsunami destruíram a usina de Fukushima, no nordeste do país, no pior desastre nuclear desde Chernobyl em 1986. Cerca de 26 mil pessoas morreram ou estão desaparecidas. Ainda há vazamento de material radioativo da usina.

A empresa Chubu Electric Power tende a fechar a usina, como foi pedido, e pode tomar a decisão nesta segunda-feira. O pedido para fechar a usina de Hamaoka sinaliza uma possível mudança na política de energia. Apesar de o governo dizer que outras instalações não serão afetadas, isso pode fortalecer os movimentos contrários à energia nuclear.

Milhares de pessoas participaram de uma passeata em Tóquio no sábado para celebrar a medida de Kan e exigir mais fechamentos. Yoshito Sengoku, secretário do gabinete, afirmou que o Japão permanecerá comprometido com a energia nuclear, mas o ministro de Comércio, Banri Kaieda, responsável pela política de energia, disse que os objetivos nessa área terão de ser revistos.

Iwaki
Iwaki
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade