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Ásia

Turismo retoma impulso no Japão quase 2 meses após terremoto

8 mai 2011 - 06h02
(atualizado às 06h54)
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Parques temáticos, zoológicos e balneários de águas termais do Japão observaram o crescimento do número de visitas durante o período de férias conhecido como Semana Dourada, quase dois meses depois do desastre de 11 de março. A Semana Dourada, que teve início em 29 de abril e chega ao fim neste domingo, é o período de férias mais importante no Japão, junto ao Ano Novo e à festividade em homenagem aos antepassados.

Apesar das perspectivas negativas sobre deslocamentos após a catástrofe e com o acidente nuclear ainda vigente, muitos japoneses estão deixando para trás o chamado "jishuku", o comedimento nas despesas, que se espalhou pelo país após o terremoto e o devastador tsunami.

No Hakkeijima Sea Paradise de Yokohama, parque temático próximo a Tóquio, as visitas aumentaram 25% com relação à média anual, embora a previsão fosse de queda entre 40% e 50%, informou o diário Nikkei.

No caso do parque Huis Ten Bosch de Nagasaki, no sul do país, as entradas vendidas superam em 80% a média anual, enquanto no balneário de Hakone, ao sul de Tóquio, a taxa de ocupação foi de 90%, após cair a 10% durante o mês de março.

O restabelecimento de boa parte da infraestrutura afetada pelo terremoto e a onda gigante também está contribuindo para o avanço do setor turístico na região nordeste do Japão. Tanto o trem de alta velocidade (Shinkansen) que liga Tóquio à cidade de Sendai, reaberto no dia 29 de abril, como os dirigidos às províncias de Yamagata e Akita, no norte do país, estavam quase no limite de sua capacidade no primeiro dia das férias, segundo comunicou a companhia East Japan Railway à agência local Kyodo.

A Semana Dourada está observando um grande aumento no número de pessoas que se deslocam às províncias mais devastadas pelo tsunami para apoiar a reconstrução de povos e cidades. A expectativa é que o número de voluntários presentes nas províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima chegasse a triplicar durante estes dias, até alcançar oito mil diários, indicou o periódico Yomiuri.

Muitas pessoas da região esperam que também cresça o número de viajantes dispostos a gastar dinheiro em áreas que ainda podem oferecer serviços. No entanto, uma previsão publicada na última semana pela corporação JTB, a maior empresa turística japonesa, indicava números negativos para o setor, embora os dados demonstrem uma recuperação maior que a esperada no fim de abril.

O estudo mostra a queda de 27,8% no número de viagens de turistas nacionais e o descenso de 16,6% nos deslocamentos para o exterior durante a Semana Dourada. A JTB ressalta, no entanto, que os "onsen", balneários de águas termais vulcânicas, estão sendo o destino preferido dos japoneses que querem "relaxar e escapar da tensão e da insegurança".

O relatório, baseado em pesquisas realizadas antes e depois do terremoto e em dados sobre reservas, ressalta que os japoneses têm a consciência de que é necessário melhorar o ânimo e dedicar mais recursos ao lazer para que o país se recupere do desastre.

O aumento de reservas de última hora registradas nos dias anteriores ao início das férias, muito superiores ao número de outros anos, é um bom sinal, segundo indicou a JTB.

Natori
Natori
Foto: AFP
EFE   
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