PUBLICIDADE

Ásia

Conheça a escala INES de incidentes e acidentes nucleares

12 abr 2011 - 11h14
(atualizado às 11h39)
Compartilhar

As autoridades do Japão anunciaram nesta terça-feira uma mudança na classificação do acidente da central nuclear de Fukushima, elevando-o ao nível 7, o mais alto da Escala Internacional de Incidentes Nucleares e Radiológicos (INES), utilizada para identificar gravidade de uma emergência atômica.

A escala INES "é utilizada em todo o mundo" para comunicar "informações sistemáticas sobre a importância dos acontecimentos nucleares e radiológicos do ponto de vista da segurança", indica a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Em vigor desde 1990, a escala INES possui sete níveis para classificar os incidentes e acidentes, além da qualificação 0 para denominar eventos sem consequências para a segurança, chamados de "desvios".

Os níveis 1 a 3 correspondem a incidentes, e os níveis 4 a 7, a acidentes.

Segue abaixo a descrição dos níveis da escala INES:

Nivel 1 - Anomalia: Problemas de segurança menores, sem impacto para a população ou o meio ambiente.

Nível 2 - Incidente: Exposição de um indivíduo não envolvido com funções nucleares acima de 10 milisieverts (mSv) ou de um trabalhador acima dos limites anuais reglamentares. Níveis de radiação superiores a 50 mSv/h em uma zona de operação não prevista.

Nível 3 - Incidente importante: exposição dez vezes superior ao limite anual estabelecido para a exposição dos trabalhadores com efeitos sanitários não letais (queimaduras). Contaminação grave em uma zona não prevista.

Nível 4 - Acidente com consequências locais: liberação menor de materiais radioativos. Pelo menos uma morte por radiação. Fusão de combustível ou dano que provoca liberação superior a 0,1% do inventário do núcleo. Liberação de quantidades consideráveis de materiais radioativos dentro de uma instalação.

Nível 5 - Acidente com consequências de maior alcance: liberação limitada de materiais radioativos. Várias mortes provocadas pela radiação. Danos graves no núcleo do reator. Liberação de grandes quantidades de materiais radioativos dentro de uma instalação, com alta probabilidade de exposição do público, provocada possivelmente por um incêndio ou acidente crítico.

Nível 6 - Acidente importante: liberação significativa de materiais radioativos, que provavelmente requer a aplicação das contramedidas previstas.

Nível 7 - Acidente grave: liberação grave de materiais radioativos com amplos efeitos para a saúde e o meio ambiente, que exige a aplicação e a ampliação das contramedidas previstas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade