PUBLICIDADE

Ásia

Premiê chinês diz ao Japão estar preocupado com usina nuclear

12 abr 2011 - 08h15
(atualizado às 08h19)
Compartilhar

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse ao premiê japonês, Naoto Kan, que estava "preocupado" com a emissão de radiação ao oceano e pediu ao governo japonês que considere "muito seriamente" o impacto do vazamento nuclear no ambiente marinho e nos países vizinhos.

Os comentários de Wen, publicados no site oficial do governo, ressaltam as preocupações da China com a crise nuclear no Japão, especialmente depois de o país ter despejado água radioativa no mar.

"O governo e o povo chinês expressam sua preocupação com isso, e pedem ao governo japonês para que dê alta importância ao impacto dessa questão no ambiente marítimo e principalmente nos países vizinhos, cumpra rigorosamente com a lei internacional referente ao assunto e tome medidas efetivas de controle e prevenção, além de informar imediatamente, de forma compreensiva e precisa, sobre a situação à China", disse Wen em comunicado.

Wen disse que o primeiro-ministro japonês havia "lamentado" o acidente nuclear e garantiu ao premiê chinês que o Japão iria divulgar informações rápidas e precisas sobre o acidente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade