PUBLICIDADE

Ásia

AIEA rebaixa para 6,6 magnitude do tremor de hoje no Japão

11 abr 2011 - 12h56
(atualizado às 13h03)
Compartilhar

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) revisou para baixo a magnitude do terremoto registrado nesta segunda-feira no Japão, de 7,1 para 6,6.

Em nota oficial, o órgão da ONU confirmou o terremoto ocorrido às 17h16 locais (5h16 de Brasília) na mesma zona devastada há um mês pelo forte terremoto de magnitude 9 e posterior tsunami.

"O Centro Internacional de Segurança Sísmica da AIEA o qualificou com uma magnitude de 6,6, revisada a partir da inicial de 7,1", diz a nota, que atualiza os últimos dados recebidos do Japão sobre a situação de emergência causada pela usina de Fukushima Daiichi, seriamente danificada pelo violento tremor de 11 de março.

O epicentro do terremoto de hoje foi registrado em terra, a uma profundidade de 13,1 quilômetros, próximo de cinco usinas atômicas: Daiichi, Daini, Tokai, Kashiwazaki-Kariwa e Onagawa.

Na central de Fukushima "não foram observadas mudanças na leituras de dados dos pontos de medição de radiação in situ", informou a AIEA.

A agência relatou cortes de eletricidade que interromperam o funcionamento das bombas de injeção de água dos reatores 1, 2 e 3, mas também informou que 50 minutos depois o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido e, com isso, a injeção de água para o resfriamento dos reatores.

EFE   
Compartilhar
Publicidade