PUBLICIDADE

Ásia

Japão realiza eleições locais, condicionadas pelo devastador terremoto

10 abr 2011 - 02h52
(atualizado às 03h31)
Compartilhar

Os japoneses elegem neste domingo 12 governadores, entre eles o de Tóquio, quatro prefeitos e a composição de várias assembléias regionais, em eleições condicionadas pelo terremoto do dia 11 de março.

Os japoneses comparecem aos colégios eleitorais para escolher os governadores de 12 das 47 províncias do Japão, enquanto os primeiros resultados definitivos são esperados para a noite de hoje.

O pleito é visto como o primeiro teste sobre a atuação do governo central após o devastador terremoto e posterior tsunami de há quase um mês, que afetou especialmente a costa do nordeste japonês.

O primeiro-ministro, Naoto Kan, criticado por sua gestão da crise na usina nuclear de Fukushima, poderia sofrer um duro golpe se os eleitores castigarem sua legenda, o Partido Democrático.

Além disso, hoje se decidirá se o conservador Shintaro Ishihara (78 anos) continua sendo o governador de Tóquio, em uma eleição que poderia ser apertada pela popularidade colhida por rivais como Akira Koike, do Partido Comunista, e Miki Watanabe, proprietário de uma cadeia de restaurantes.

As outras províncias que elegem seus governadores são as de Hokkaido, Kanagawa, Fukui, Mie, Nara, Tottori, Shimane, Tokushima, Fukuoka, Saga e Oita.

Um total de 3.457 pessoas apresentou suas candidaturas para ocupar 2.330 assentos nas assembléias de 41 províncias, enquanto outros 1.361 políticos concorrem às Câmaras de 15 cidades.

14 de março - De bicicleta, homem passa por navio virado pelo tsunami que atingiu a cidade de Hachinohe, na província de Aomori
14 de março - De bicicleta, homem passa por navio virado pelo tsunami que atingiu a cidade de Hachinohe, na província de Aomori
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade