PUBLICIDADE

Estados Unidos

Em Nova York, artistas fazem concerto de 12 horas pelo Japão

9 abr 2011 - 20h49
(atualizado às 22h21)
Compartilhar

A Sociedade Japonesa de Nova York celebra neste sábado concerto de 12 horas de duração com artistas como Lou Reed e o compositor Ryuichi Sakamoto e cujos lucros serão destinados a diferentes organizações que ajudam aos afetados pelo terremoto e o tsunami que atingiu o Japão em março. A iniciativa reuniu desde a primeira hora da tarde várias estrelas do porte de Reed, ícone nova-iorquino do rock que atuou junto a sua esposa, Laurie Anderson, e o saxofonista John Zorn, e os compositores Ryuichi Sakamoto e Philip Glass, que foram se intercalando durante o dia seu talento em favor dos japoneses.

O público atendeu com expectativa a atuação de Reed e seus colaboradores freqüentes, com especial interesse a participação de Sakamoto, músico, compositor e ator japonês, muito conhecido por seu trabalho em trilhas sonoras de filmes, entre as quais destaque para a do "O último imperador", de Bernardo Bertolucci. Sakamoto também é responsável, entre muitas outras, pela trilha sonora de "De salto alto", do espanhol Pedro Almodóvar, e conta em sua trajetória ainda a composição da música da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992.

John Zorn foi o encarregado de organizar a eclética mostra musical. O interesse do público foi imediato. Logo após o anúncio dos artistas os ingressos se esgotaram. Nova York foi palco de diversos atos em favor das vítimas do terremoto e do tsunami, entre os quais destaque para o grande concerto de 27 de março, que contou com artistas como o filho mais novo de John Lennon, Sean, os lendários Sonic Youth, e Mike Patton, vocalista de Faith No More.

EFE   
Compartilhar
Publicidade