PUBLICIDADE

Ásia

China encontra índices muito baixos de radiação em espinafre

6 abr 2011 - 12h42
(atualizado às 13h23)
Compartilhar

Índices extremamente baixos de iodo radioativo foram detectados em espinafres nas províncias chinesas de Pequim, Tianjin e Henan, informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira, acrescentando que a quantidade não representa uma ameaça à saúde pública.

"Acredita-se que as chuvas recentes nessas regiões ajudaram a baixar o iodo radioativo do ar para a terra, e o material radioativo caiu na superfície do espinafre", disse o ministério em comunicado publicado em seu site oficial.

"As atuais quantidades detectáveis de materiais radioativos no alimento não apresentam qualquer ameaça à saúde pública, e não existe a necessidade de tomar medidas de proteção contra a contaminação", acrescentou.

O ministério encontrou traços detectáveis de iodo-131, uma forma radiativa de iodo, nas amostras de espinafre nas três regiões.

Mas a agência estatal de notícias Xinhua disse nesta quarta-feira que "a quantidade é apenas um milésimo a três milésimos o limite legal estipulado pelo padrão nacional de segurança em radiação da China", referindo-se ao Comitê Nacional de Coordenação para Emergências Nucleares da China.

O Ministério de Saúde chinês disse que lavar o espinafre com água pode remover efetivamente os materiais radioativos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade