PUBLICIDADE

Estados Unidos

Após tragédia, Japão pode reduzir uso de energia nuclear

6 abr 2011 - 11h08
Compartilhar
Carla Ruas
Direto de Washington

O plano do governo japonês, de ter 40% da sua matriz energética dependente de energia nuclear pode ser repensado após o vazamento nuclear das últimas semanas. A afirmação foi feita pelo economista senior do Banco Mundial voltado para a região asiática, Hironori Kawauchi, durante fórum para discutir o futuro do Japão em Washington D.C, na tarde de terça-feria.

Hironori Kawauchi acredita que o Japão pode alterar os planos de aumentar a dependência nuclear
Hironori Kawauchi acredita que o Japão pode alterar os planos de aumentar a dependência nuclear
Foto: Carla Ruas / Especial para Terra

Segundo o economista, o plano do país era de aumentar a dependência de energia nuclear de 26% para 40% em 10 anos. "Mas agora tudo pode mudar", afirmou. O governo japonês pode ter que fechar plantas nucleares no próximos meses devido a problemas na infraestrutura e até sofrer pressão pública para diminuir o uso deste tipo de energia.

Kawauchi explicou que no Japão a energia nuclear é valorizada por uma questão histórica. "É considerada tão eficiente e menos poluente do que outras possibilidades, como o petróleo. E isso é importante porque os japoneses são grandes consumidores de energia", disse.

Para o futuro, existe a possibilidade de que o país siga a tendência americana invista em energia limpa, como solar e eólica. "Mas as chances maiores são que o governo explore mais o gás natural, muito usado no Japão". Para ele, o tema terá que ser discutido em breve, já que durante o verão, período de grande uso de energia, o país corre o risco de sofrer apagões.

O fórum "O terremoto e o Tsunami do Japão: Dimensões do desastre e perspectivas futuras" foi promovido pela Escola SAIS de Relações Internacionais da Universidade John Hopkins, em Washington D.C. O evento contou com personalidades e especialistas que discutiram as repercusões da tragédia do dia 11 de março.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade