PUBLICIDADE

Ásia

Tepco lança ao mar 11,5 mil t de água radioativa de usina

4 abr 2011 - 05h47
(atualizado às 08h19)
Compartilhar

A Tokyo Electric Power (Tepco), empresa que opera a central nuclear japonesa de Fukushima, começou na noite desta segunda-feira a jogar no mar 11,5 mil toneladas de água radioativa que estava acumulada na usina, informou a imprensa nipônica.

info infográfico evacuação japão
info infográfico evacuação japão
Foto: AFP

Mais cedo, um porta-voz da Tepco afirmou que 10 mil toneladas de água depositada nas piscinas e 1,5 mil toneladas atualmente nos reatores 5 e 6 seriam jogadas no Oceano Pacífico.

A fonte afirmou, no entanto, que a água tem pequeno nível de radioatividade. "Não temos outra opção a não ser jogar esta água contaminada no Oceano como medida de segurança", afirmou o porta-voz do governo, Yukio Edano.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequências permanecem incertas.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 12,1 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade