PUBLICIDADE

Ásia

Número de mortos pelo terremoto no Japão passa de 12 mil

3 abr 2011 - 00h18
(atualizado às 00h34)
Compartilhar

O número de mortos por causa do terremoto e do tsunami do dia 11 de março no nordeste do Japão aumentou neste domingo para 12.009 e há ainda 15.472 desaparecidos, segundo o último cálculo da polícia japonesa.

Além disso, cerca de 170 mil pessoas estão em aproximadamente 2.200 refúgios, a maioria provenientes de localidades litorâneas de Iwate, Miyagi e Fukushima, as três províncias mais danificadas pelo desastre.

Em Miyagi o número de mortos cjega a 7.318, enquanto em Iwate há pelo menos 3.518 mortos e em Fukushima 1.113, ao mesmo tempo que os desaparecidos são contados aos milhares nas três províncias.

Na sexta-feira, as autoridades japonesas e dos Estados Unidos lançaram uma grande operação conjunta de três dias para procurar os desaparecidos nas áreas mais devastadas, embora até o começo da noite de sábado só se tinha conseguido recuperar 66 corpos.

No dispositivo participam cerca de 18 mil militares japoneses e sete mil dos EUA, além de 3.000 soldados da polícia, da Guarda Litorânea e dos Bombeiros.

No sábado, parte das operações se centraram na cidade de Ishinomaki (Miyagi), onde mergulhadores das Forças de Autodefesa (Exército) e dos Bombeiros inspecionaram as águas do rio Kitakami, o principal do nordeste japonês, na busca de corpos, informou a agência local Kyodo.

info infográfico explicação tsunami
info infográfico explicação tsunami
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade