PUBLICIDADE

Ásia

Japão já contabiliza 27.340 vítimas por catástrofe

2 abr 2011 - 00h19
(atualizado às 01h25)
Compartilhar

O Japão atualizou para 11.800 o número de mortos pelo terremoto e o posterior tsunami de 11 de março, enquanto 15.540 pessoas seguem desaparecidas, segundo o último boletim da polícia japonesa.

Na província de Miyagi, uma das mais afetadas, houve 7.192 mortos e 6.300 estão desaparecidos, enquanto o saldo na contígua Iwate é de 3.456 mortos e 4.500 desaparecidos. Já em Fukushima morreram 1.092 pessoas e 4.600 têm paradeiro desconhecido.

O Exército japonês, apoiado por soldados americanos, Guarda Costeira e policiais, lançou uma grande operação por mar e ar para resgatar o maior número possível de desaparecidos. Participam das buscas 28 mil soldados de Japão e Estados Unidos, em operação que recuperou 32 cadáveres na sexta-feira, o primeiro dia da missão que irá até domingo.

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, deve visitar neste sábado a cidade de Rikuzentakata (Iwate), devastada pelo tsunami, para se reunir com as autoridades locais e visitar as pessoas que foram obrigadas a deixar seus lares.

O chefe do governo partiu de Tóquio no início da manhã deste sábado para fazer uma parada em uma base de operações em Fukushima, a cerca de 20 km da usina nuclear de Daiichi, para se reunir com os militares que participam dos esforços para controlar a situação na central.

Os trabalhos na usina atômica, gravemente danificada pelo terremoto e o tsunami do dia 11, se concentram em drenar a água altamente radioativa que inunda várias áreas e dificulta as operações e em reativar o sistema de resfriamento dos reatores.

Homem observa ruínas sentado ao lado de pertences que encontrou em uma casa, em Yamada, na província de Iwate
Homem observa ruínas sentado ao lado de pertences que encontrou em uma casa, em Yamada, na província de Iwate
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade