PUBLICIDADE

Ásia

Brasil vai monitorar alimentos vindos do Japão a partir de 2ª

1 abr 2011 - 02h22
Compartilhar

A partir de segunda-feira, o governo brasileiro irá monitorar amostras de alimentos vindos do Japão. A decisão, divulgada nesta quinta-feira, é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Produtos que apresentarem níveis de radiação acima dos limites permitidos não seguirão para o mercado, sendo descartados ou reenviados para o Japão.

A nota técnica informa ainda que, também a partir de segunda, a importação de alimentos japoneses ao Brasil ficará condicionada à apresentação de declaração das autoridades sanitárias do Japão de que os produtos não contêm níveis de radiação acima dos limites permitidos.

O governo informa que se trata apenas de uma medida preventiva, já que, apesar de o volume de alimentos importados do Japão ser reduzido, análises realizadas no país e divulgadas pelas autoridades japonesas têm mostrado que seus alimentos, estão, sim, sendo contaminados. De um total de 669 amostras de alimentos analisadas até a quinta-feira, 124 apresentaram níveis superiores aos limites estabelecidos para consumo humano.

A coleta de amostras será realizada pela Anvisa ou pelo Mapa, de acordo com as competências legais de cada órgão, e encaminhadas ao Instituto da Radioproteção e Dosimetria (IRD) ou ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para análise.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade