PUBLICIDADE

Ásia

Radiação no subsolo de usina está 10 mil vezes acima do normal

31 mar 2011 - 12h21
(atualizado às 12h47)
Compartilhar

A radiação na água de um túnel subterrâneo do lado de fora do edifício da turbina do reator número 2 no complexo nuclear danificado do Japão estava mais de 10 mil vezes acima do índice normal registrado dentro dos reatores, disse a operadora da usina, segundo a agência de notícias Kyodo nesta quinta-feira.

Mulheres ficam em silêncio perto de caixões de vítimas do tsunami, em Higashi-Matsushima
Mulheres ficam em silêncio perto de caixões de vítimas do tsunami, em Higashi-Matsushima
Foto: Reuters

A operadora também detectou radiação em água de superfície próximo ao edifício da turbina no reator número 1 da usina Fukushima Daiichi, acrescentou a Kyodo. E um índice anormal de césio radioativo foi encontrado em carne oriunda da área, informou.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequências permanecem incertas.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 11,2 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade