PUBLICIDADE

Ásia

Obama conversa por telefone com premiê sobre crise nuclear

30 mar 2011 - 00h49
(atualizado às 02h53)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou por telefone na terça-feira com o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, a quem prometeu cooperar estreitamente para superar a crise na central nuclear de Fukushima.

Segundo a Casa Branca, Obama falou com Kan enquanto voava de Nova York a Washington a bordo do Air Force One. "O presidente reafirmou que os Estados Unidos estão decididos a apoiar o povo japonês em seus esforços para enfrentar os devastadores efeitos desta tragédia, a curto e a longo prazo".

"O premier Kan agradeceu o presidente pela ampla ajuda dos Estados Unidos. Os dois líderes reafirmaram a importância da cooperação nipo-americana para se enfrentar a atual emergência nuclear".

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequências permanecem incertas.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 11,2 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.

info infográfico evacuação japão
info infográfico evacuação japão
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade