PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto de magnitude 6,4 volta a atingir Fukushima

29 mar 2011 - 08h51
(atualizado às 10h09)
Compartilhar

Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter atingiu novamente o nordeste do Japão e foi sentido inclusive em Tóquio, com epicentro no litoral da província de Fukushima, onde se encontra o instável complexo nuclear que alarmou a população do país.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o tremor ocorreu no início da noite de segunda-feira local (início da manhã desta terça-feira pelo horário de Brasília), tendo epicentro a baixa profundidade sob o leito marinho, perto de Fukushima, uma das províncias mais afetadas pelo terremoto de 9 graus do último dia 11.

Em algumas localidades litorâneas dessa província, o tremor teve intensidade 4 na escala japonesa - que vai até 7 graus -, enquanto na maior parte do litoral foi sentido em nível 3. O terremoto voltou a sacudir toda a costa nordeste japonesa, gravemente afetada desde o dia 11, mas por enquanto não há informações de danos, nem mesmo na usina nuclear de Fukushima Daiichi.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequências permanecem incertas.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram quase 9 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade