PUBLICIDADE

Ásia

Japão: terremoto de magnitude 6,5 leva a alerta de tsunami

27 mar 2011 - 19h49
(atualizado às 21h05)
Compartilhar

Um abalo de magnitude 6,5 atingiu o nordeste do Japão nesta segunda-feira, hora local, informou o instituto geológico, dando origem a um alerta de tsunami.

A Agência Meteorológica Japoneas emitiu um alerta de tsunami de 50 cm para o litoral da província de Miyagi, que foi devastada pelo terremoto seguido de tsunami em 11 de março passado. Este tremor provavelmente é uma réplica do terremoto original de magnitude 9.

A Agência Meteorológica Japonesa emitiu um "alerta de observação" para a população que mora no litoral. Esse alerta significa que uma onda de altura limitada pode tocar o litoral e corresponde a um grau de perigo menor que um alerta, que implica que uma tsunami acima de 2 m pode chegar à costa.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 7 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

info infográfico explicação tsunami
info infográfico explicação tsunami
Foto: Reuters
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade