PUBLICIDADE

Ásia

ONU: é hora de repensar regime de segurança nuclear mundial

25 mar 2011 - 13h01
(atualizado às 13h45)
Compartilhar

É preciso reexaminar o regime de segurança nuclear internacional após a crise no Japão, atingido por um terremoto e um tsunami que afetaram uma usina de energia atômica antiga, afirmou o chefe da ONU nesta sexta-feira.

Em um centro de evacuação Ishinomaki, familiar tenta acalmar criança que chora porque quer comida quente
Em um centro de evacuação Ishinomaki, familiar tenta acalmar criança que chora porque quer comida quente
Foto: EFE

"A situação no Japão tem reforçado os apelos para que se revise o padrão de resposta internacional para emergência e o regime de segurança nuclear", disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, em comunicado. "Eu apoio esses apelos."

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequências permanecem incertas.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 10 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade