PUBLICIDADE

Ásia

Réplica de 6,2 graus atinge costa nordeste do Japão

25 mar 2011 - 09h06
(atualizado às 10h09)
Compartilhar

Um terremoto de 6,2 graus na escala Richter com epicentro no Oceano Pacífico, frente à costa de Miyagi, atinge nesta sexta-feira a costa nordeste do Japão sem que se tenha informado de danos e sem que se emitisse um alerta de tsunami.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o terremoto teve uma intensidade de 4 na escala fechada japonesa de até 7 em algumas localidades da vizinha província de Iwate.

O epicentro do tremor, a 40km de profundidade, fica na mesma região que a maioria das 700 réplicas que sacudiram o nordeste japonês desde o devastador terremoto e posterior tsunami do dia 11, de 9 graus.

Este último terremoto quase não foi sentido em Tóquio, cujos edifícios são especialmente preparados para resistir a tremores, pois atingiu uma intensidade de um na escala japonesa, que se centra sobretudo no alcance do tremor.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequências permanecem incertas.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 10 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade