PUBLICIDADE

Ásia

Japão diz que ruptura no reator 3 em usina é improvável

25 mar 2011 - 08h53
(atualizado às 10h02)
Compartilhar

A agência de segurança nuclear do Japão disse nesta sexta-feira que não há informações que indicam a existência de uma ruptura no reator 3 de sua usina nuclear danificada.

info infográfico número de usinas reatores no mundo
info infográfico número de usinas reatores no mundo
Foto: Arte / Terra

Três trabalhadores sofreram queimaduras de radiação decorrentes do contato com a água no reator. "Poderia ser de operações de ventilação e poderia haver algum vazamento da água dos canos ou das válvulas, mas não há dados que sugerem uma rachadura", disse uma autoridade da agência nuclear do Japão.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequências permanecem incertas.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 10 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade