PUBLICIDADE

Ásia

Japoneses são hospitalizados na China por alto nível de radiação

25 mar 2011 - 05h12
(atualizado às 05h42)
Compartilhar

Dois cidadãos japoneses foram hospitalizados brevemente na China depois de as autoridades locais terem detectado altos níveis de radiação em sua chegada ao país, informou nesta sexta-feira o consulado do Japão em Xangai.

Segundo esta fonte, os dois japoneses receberam alta e neste momento o paradeiro dos dois é desconhecido, mas as autoridades chinesas assinalaram que ambos entraram no país através da cidade de Wuxi, na província de Jiangsu.

A Administração Estatal de Supervisão da Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ, pela sigla em inglês) assinalou em seu site que os níveis de radiação dos dois japoneses "superavam gravemente os níveis normais de radiação". Por isso, acionaram as autoridades sanitárias e ambientais, e os dois cidadãos japoneses foram internados no Segundo Hospital Filiado de Suzhou para diagnóstico e tratamento.

Os especialistas consideram, segundo a AQSIQ, que o nível de radiação dos dois japoneses "não representa um perigo para os demais". O consulado só pôde confirmar que dois cidadãos japoneses foram hospitalizados anteontem na cidade de Suzhou, capital da província de Zhejiang, cerca de 80 km ao norte de Xangai, e que receberam alta no mesmo dia.

Por enquanto, a delegação diplomática japonesa assegurou que desconhece a origem dos viajantes, seu ponto de entrada na China e o propósito de sua estadia no país. O consulado também não pôde informar se os dois cidadãos do país procediam de alguma região próxima à zona afetada pelo acidente nuclear da usina Fukushima.

Trata-se do primeiro caso de japoneses localizados na China com níveis alarmantes de radiação desde que ocorreu o acidente, embora na manhã desta sexta-feira uma embarcação japonesa da companhia Mitsui OSK Lines tenha ficado retida no porto de Xiamen, na província de Fujian, por níveis anormais de radiação em seu casco.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequências permanecem incertas.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 10 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.

info infográfico impacto saúde japão nuclear
info infográfico impacto saúde japão nuclear
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade