PUBLICIDADE

Ásia

Césio radioativo é detectado em verdura cultivada em Tóquio

25 mar 2011 - 01h17
(atualizado às 02h36)
Compartilhar

O governo japonês detectou césio radioativo superior ao limite permitido em um tipo de espinafre cultivado em um distrito de Tóquio, informou nesta sexta-feira a rede de televisão NHK.

A verdura komatsuna, uma variedade de espinafre, apresentou concentração de césio radioativo de 890 becquerel por quilo, enquanto o limite legal é de 500. A verdura foi cultivada em um centro de pesquisa do distrito de Edogawa, em Tóquio, e não seria comercializada, segundo a NHK.

Esta é a primeira vez que em que radiação é detectada em verduras cultivadas em Tóquio, onde esta semana se registrou uma concentração de iodo na água corrente superior ao limite permitido para os bebês, pelo que o governo metropolitano emitiu o alerta para que o líquido não fosse ingerido por crianças com menos de um ano.

Havia sido registrada concentração de iodo radioativo (isótopo I-131) superior a 100 becquerel por quilo (o limite para bebês) na água das prefeituras de Tóquio, Fukushima, Ibaraki, Chiba, Saitama e Tochigi, de acordo com a NHK.

Este material não existe na natureza e acredita-se que tenha sido transportado pelo vento desde a usina nuclear de Fukushima, a cerca de 250 km da capital japonesa e onde operários e militares tentam controlar o vazamento de radiação desde o terremoto do dia 11.

As autoridades japonesas insistiram que os níveis de material radioativo detectados na água de Tóquio e de outras localidades não representam risco imediato para a população e que não há perigo para os adultos que a beberem.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequências permanecem incertas.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 10 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.

info infográfico impacto saúde japão nuclear
info infográfico impacto saúde japão nuclear
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade