PUBLICIDADE

Ásia

Índice de radiação em usina no Japão cai após fumaça ser vista

23 mar 2011 - 08h39
(atualizado às 11h08)
Compartilhar

O índice de radiação na usina nuclear de Fukushima, no Japão, estava a 435 microsieverts, duas horas antes de fumaça emergir de seu reator número 3, mas caiu para 283,7 microsieverts depois que a fumaça foi vista, disse nesta quarta-feira uma autoridade da Agência de Segurança Nuclear e Industrial.

info infográfico 3 maiores desastres nucleares japão
info infográfico 3 maiores desastres nucleares japão
Foto: AFP

As duas medidas estavam excepcionalmente altas em comparação com os índices dos últimos dias. A usina foi danificada pelo terremoto e tsunami do dia 11 de março.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequências permanecem incertas.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram quase 9 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade