PUBLICIDADE

Ásia

Japão detecta substâncias radioativas nas águas perto de usina

21 mar 2011 - 16h01
(atualizado às 16h14)
Compartilhar

Níveis altos de substâncias radioativas foram detectadas na água do mar perto da usina nuclear atingida pelo terremoto e tsunami no Japão, informou a operadora da central nesta segunda-feira.

Homem observa ruínas sentado ao lado de pertences que encontrou em uma casa, em Yamada, na província de Iwate
Homem observa ruínas sentado ao lado de pertences que encontrou em uma casa, em Yamada, na província de Iwate
Foto: Reuters

A Tokyo Electric Power Co. (Tepco) informou que o nível de iodeto-131 se encontra 126,7 vezes mais elevado e o césio-134 era 24,8 mais alto que os padrões estabelecidos pelo governo.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 8,6 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade