PUBLICIDADE

Ásia

Japão proíbe venda de leite e verduras de quatro municípios

21 mar 2011 - 06h28
(atualizado às 10h48)
Compartilhar

O Japão proibiu a venda de leite e de dois tipos de verduras produzidos em quatro municípios próximos da central nuclear de Fukushima, nordeste do país, em consequência da radioatividade acima do normal. A suspensão afeta o espinafre e a 'kakina', uma verdura japonesa, produzidos em Fukushima, Ibaraki, Tochigi e Gunma, assim como o leite de Fuskushima, anunciou o porta-voz do governo, Yukio Edano. "Foram detectados níveis radioatividade anormais em mostras de leite, espinafre e kakina", afirmou Edano. "Mas os níveis não são perigosos para a saúde humana", completou o porta-voz do governo.

info infográfico impacto saúde japão nuclear
info infográfico impacto saúde japão nuclear
Foto: AFP

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 8,6 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade