PUBLICIDADE

Ásia

Trabalhadores são evacuados após saída de fumaça do reator 3

21 mar 2011 - 05h50
(atualizado às 08h11)
Compartilhar

Os bombeiros que atuam no resfriamento dos reatores da usina Fukushima 1 conseguiram controlar às 16h21 no horal local (4h21 no Brasil) uma fumaça cinza que começou a sair às 15h55 do reator 3. Em pronunciamento, um funcionário do escritório da Companhia de Energia Elétrica da província de Fukushima, Isao Shirai, informou que parte dos 400 homens que atuam no trabalho de resfriamento do reator tiveram que ser evacuados.

info infográfico 3 maiores desastres nucleares japão
info infográfico 3 maiores desastres nucleares japão
Foto: AFP

Ele não disse, no entanto, a quantidade de trabalhadores que foram encaminhados para a área de evacuação, chamada de Juyoumenshinto, que fica próxima do reator 3, mas garantiu que ninguém ficou ferido. Desde ontem o reator 3 vem recebendo toneladas de água para esfriar sua piscina de combustível. Ele foi o mais afetado pelo terremoto e tsunami do dia 11 de março.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 8,6 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade