PUBLICIDADE

Ásia

Japão: cabo elétrico é conectado no reator 2 de Fukushima

19 mar 2011 - 08h42
(atualizado às 12h47)
Compartilhar

Um cabo elétrico foi conectado ao reator número 2 da central nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, para resfriar o combustível, mas a corrente elétrica ainda não foi restabelecida, anunciou neste sábado a agência japonesa de segurança nuclear.

Faróis de carro iluminam região revastada pelo terremoto seguido de tsunami, em Yamada, na província de Iwate
Faróis de carro iluminam região revastada pelo terremoto seguido de tsunami, em Yamada, na província de Iwate
Foto: AFP

"O cabo foi conectado ao reator número 2, mas a eletricidade ainda não foi restabelecida porque são necessárias várias verificações já que várias regiões estão inundadas por água do mar", explicou um porta-voz da agência, Dumiaki Hayakawa. "Se não encontrarmos problemas hoje nas instalações, a corrente elétrica poderá ser restabelecida no domingo", completou o porta-voz. A empresa TEPCO, operadora da central, não confirmou essa informação.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 7 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade