PUBLICIDADE

Ásia

Vestígio de iodo radioativo é encontrado em água de Tóquio

19 mar 2011 - 08h24
(atualizado às 10h57)
Compartilhar

Fontes do ministério japonês de Ciências afirmaram que foram detectados vestígios de iodo radioativo na água corrente de Tóquio e de outras localidades, mas em níveis inferiores ao limite legal, informou a agência Kyodo neste sábado.

info infográfico impacto saúde japão nuclear
info infográfico impacto saúde japão nuclear
Foto: AFP

"O ministério começou a efetuar medições da qualidade da água corrente neste sábado e detectamos vestígios de iodo radioativo e césio na água corrente", explicou à AFP um funcionário desse ministério a cargo das verificações.

A presença de iodo radioativo foi detectada na água corrente das províncias de Tóquio, Gunma, Tochigi, Saitama, Chiba e Niigata, informou. O césio foi verificado na água distribuída nas províncias de Tochigi e Gunma.

Os níveis mais elevados foram registrados em Tochigi. Mas esses níveis estavam bem abaixo do limite legal japonês, informou o funcionário, que não quis ser identificado.

Mais cedo, o governo informou ter descoberto níveis anormais de radiação que excediam o limite legal no leite e no espinafre encontrado em áreas próximas à usina nuclear danificada, mas não havia risco a humanos.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 7 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade