PUBLICIDADE

Ásia

Jornal diz que Japão rejeitou ajuda dos EUA após acidente nuclear

18 mar 2011 - 01h03
(atualizado às 01h37)
Compartilhar

O Japão rejeitou a ajuda técnica dos Estados Unidos logo após o acidente nuclear de Fukushima, há uma semana, provocado por um tsunami, revela nesta sexta-feira o jornal Yomiure Shimbun.

Depois do acidente, os Estados Unidos ofereceram ajuda imediata às autoridades japonesas, informou ao jornal um alto membro do Partido Democrata do Japão, no poder.

Segundo o jornal, os Estados Unidos propuseram ajuda para desmantelar os reatores danificados na central administrada pela Tokyo Electric Power (Tepco) em Fukushima, 250 km a nordeste de Tóquio. O governo japonês e a Tepco rejeitaram a oferta estimando que "era muito cedo para adotá-la", acreditando ser possível reparar os sistemas de refrigeração.

Segundo o jornal, alguns membros do governo e do partido acreditam que a crise nuclear poderia ter sido evitada se o governo do premiê Naoto Kan aceitasse a oferta americana.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 5,4 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

info infográfico 3 maiores desastres nucleares japão
info infográfico 3 maiores desastres nucleares japão
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade